Como descongelar a carne de forma correta?

19/04/2018 - Prazeres Correlatos

596 visualizações

Como descongelar a carne de forma correta?

Juliana Chini
Fundadora do Blog da Carne, viajante e apaixonada por churrasco , família, amigos e uma mesa de bar.

    No primeiro artigo da coluna do Blog da Carne, nós demos dicas de como escolher uma carne de qualidade. O próximo passo é armazená-la. É comum comprarmos uma quantidade para consumo imediato e outra para congelamento. Até porque na correria do dia-a-dia, não é sempre que temos tempo de passar no mercado/açougue e é uma comodidade ter alguns cortes congelados.

    Mas, você sabe como descongelar a carne de forma que ela não perca sua qualidade? Há quem descongele “rapidinho” fora da geladeira e que atire a primeira pedra quem nunca descongelou dessa forma.

    Este método de descongelamento não é indicado pois, segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o descongelamento de alimentos deve ser feito em condições de refrigeração, com uma temperatura inferior a 5ºC. Considere que sua cozinha tem uma temperatura que no verão chega a 27ºC e que a carne demore 2h para descongelar em temperatura ambiente, a peça pode ser contaminada. Acha difícil? Pois saiba que as enfermidades causadas pela ingestão de comida contaminada causaram a morte de 111 pessoas no Brasil nos últimos dez anos. Ficaram doentes 121.283 pessoas¹, sendo que o maior número de situações (38,8%) ocorreu pela ingestão de comida na própria residência do indivíduo. Ou seja, por manuseio incorreto, má conservação, congelamento ou descongelamento.

    Além disso, quando o descongelamento da carne é feito de forma muito rápida, a carne perde líquidos e, consequentemente, fica menos macia e suculenta.

    Há quem coloque a carne na água para acelerar o processo. Também não é recomendado pois, neste caso, a carne pode perder vitaminas e o sabor.

    E descongelar no micro-ondas? Também há perda de água e muitas vezes chega a cozinhar parcialmente a carne. Os mais modernos ainda conseguem minimizar essa perda, mas também não recomendamos.

    No caso do congelamento, quanto mais rápido melhor. Se comprou a carne hoje e só vai preparar na semana que vem, já coloque no congelador. E para descongelar é exatamente o contrário, ou seja, quanto mais devagar, melhor. Se a carne tiver até 5kg, tire do congelador e coloque na geladeira com pelo menos um dia de antecedência e peças maiores com pelo menos dois dias.

    A dica para não perder qualidade e não correr riscos à saúde é:

    • Congelamento rápido;

    • Descongelamento lento.

     

    Deixe uma resposta