Como salgar a carne corretamente?

21/04/2018 - Prazeres Correlatos

1.551 visualizações

Como salgar a carne corretamente?

Juliana Chini
Fundadora do Blog da Carne, viajante e apaixonada por churrasco , família, amigos e uma mesa de bar.

Seguindo o passo-a-passo de um churrasco, já trouxemos na Coluna do Blog da Carne um artigo sobre como escolher uma carne de qualidade, como descongelar a carne de forma correta e agora vamos explicar sobre um processo que parece simples, mas que faz toda a diferença na maciez e suculência: como salgar a carne.

O ideal é sempre adicionar o sal depois de selar a carne. É um costume salgar antes para “dar sabor à carne”, mas não é aconselhável nem mesmo no churrasco, na qual a velha dica sempre foi “deixe a carne descansando no sal grosso antes de colocá-la na brasa”.

Mas, por que não salgar antes?

Porque o sal pode ressecar a carne, absorvendo os líquidos e diminuindo a sua suculência. Quando postergamos o sal, a carne não perde tanto líquido. Muitos argumentam que o descanso no sal grosso ressalta o sabor da carne. Mas, uma carne de boa qualidade não precisa deste descanso. É uma questão de escolha e entendemos que muitos churrasqueiros não abram mão do sal grosso antes. Afinal, não existe tempero certo, pois cada um tem um paladar. Mas, a nossa sugestão é: no próximo churrasco, experimente salgar depois e avalie o resultado para decidir em qual momento prefere salgar.

Atenção!

Evite sal fino porque pode deixar a carne muito salgada e estragar a peça. Prefira utilizar um moedor de sal grosso ou sal de parrilla (entrefino). Muitos açougues, casas de carnes e até supermercados já comercializam estes tipos de sal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!