Harmonizar Cerveja e Charuto

28/03/2016 - Prazeres Correlatos

3.243 visualizações

Harmonizar Cerveja e Charuto

Henrique Cruz
Sommelier de Cervejas; Professor e Consultor; Cervejeiro Caseiro; Juiz BJCP;

Assim como a cerveja, um bom charuto também precisa de uma matéria prima de qualidade. Eles são produzidos em várias partes do mundo, até mesmo no Brasil, mas ainda hoje os melhores charutos são os cubanos. Mas há uma explicação para isso.

Devido às condições de clima, tempo de iluminação solar, temperatura, umidade, condições do solo entre outros fatores que são melhores por lá, Cuba é considerado ainda o país com os melhores charutos do mundo. Todas essas características da região influenciam significativamente em seus aromas e sabores. Os charutos cubanos produzido em Pinar Del Río, tem uma denominação especial, um “terroi” único, da mesma forma que os champagne e as cervejas Lambics.

Aos que já fumaram um bom charuto sabem o prazer que é descobrir os inúmeros aromas e sabores disponíveis a cada baforada, bem como na cerveja, que após cada gole temos uma impressão nova e aos poucos vamos descobrindo o que ela tem a nos oferecer.

A escolha de uma boa bebida para acompanhar o charuto, é sempre o complemento ideal para aguçar as sensações e o prazer das mais variadas combinações.

Que tal harmonizar cerveja e charuto então?

Para começar, os charutos de forma geral são bem intensos e necessitam de uma bebida a altura para balancear, a cerveja escolhida deve ter presença de boca, sabor, aroma e força. Nada de pegar uma Pilsner aqui! Vamos às cervejas mais alcoólicas e encorpadas, cervejas como as do estilo Barley Wine, podem combinar perfeitamente com charutos mais adocicados e leves. Já uma imperial Stout, com final seco, é perfeita para harmonizar com um charuto mais intenso. As cervejas maturadas em barricas são as mais pedidas, além dos sabores da própria cerveja e do charuto é possível incluir um terceiro sabor das barricas, nesse caso, faltam palavras para descrever, aqui somente degustando para descobrir!

Não esqueça!

É importante lembrar que cada pessoa possui um paladar e preferências por gostos diferentes, ou seja, a harmonização de charuto e cerveja é apenas uma sugestão, você é o único responsável pela descoberta dos sabores e aromas que funcionam e combinam melhor com o seu gosto. E outra boa dica, não esqueça de compartilhar suas harmonizações com os amigos, quanto mais compartilhar, mais testes e novas descobertas você podem fazer!

Cheers!

Fonte imagens: handfamilycompanies

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!