4 harmonizações de cerveja e pizza que são de dar água na boca

13/10/2019 - Receitas e Harmonizações

303 visualizações

4 harmonizações de cerveja e pizza que são de dar água na boca

Carlos Henrique Kruschewsky
Psicólogo, psicanalista, presidente do Dragornia Moto Club, Beer Sommelier, Homebrewer e Sócio da Dragornia Cervejaria.

Cerveja e pizza, duas paixões nacionais e que ficam ainda melhores juntas. Para o post de hoje preparamos quatro harmonizações de cerveja e pizza para você, mas antes vamos contar um pouco de história.

Nasceu no Brás, em 1910, bem no coração de São Paulo, a primeira Pizzaria do Brasil, bem verdade que se tratava de uma cantina de imigrantes italianos. A Cantina Santa Genoveva já foi extinta há muitas décadas, mas o legado que ela deixou colocou São Paulo como a segunda maior cidade do mundo em consumo de pizzas. Hoje estima-se que o Brasil produza mais de 1.000.000 de pizzas por dia (segundo Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo), desse número, em média, 572 mil são consumidas em São Paulo. A cidade perde apenas para Nova York em consumo dessa iguaria. Mas obviamente, ao longo de pouco mais de um século, a pizza brasileira foi se diferenciando da sua receita ancestral comum, trazida da Itália.

>> Cerveja e doce? Confira 4 harmonizações de para o seu Halloween <<

A origem histórica da pizza ainda carece de um consenso. Alguns dizem que ela deriva de uma massa de farinha e água, coberta de ervas que os egípcios faziam em datas comemorativas e no aniversário do Faraó, outros acreditam que deriva de um pão assado com ervas e alho pelos romanos. De qualquer modo é inegável que a Itália é sua mãe, se não a que gerou, é sem dúvida a que criou, amamentou e auxiliou no crescimento. E vamos concordar que ela foi “una bella nonna!”. As pizzarias italianas, principalmente as localizadas em Nápoles, costumam ter fornadas de pizzas com massa bem fina e bordas mais simples do que as pizzas e massa espessas e bordas recheadas brasileiras. Eles também usam uma farinha um tanto diferente da que usamos.

Na montagem do prato os italianos também prezam pela valorização de cada ingrediente usado, como por exemplo, a Pizza Marinara que além de molho de tomate fresco usa somente alho, manjericão e azeite. Além dos exageros de ingredientes que nós brasileiros usamos e os italianos evitam, eles também fazem questão de usar somente ingredientes frescos e selecionados para seus pratos, quase como um ritual religioso. Em Homenagem a esse maravilhoso prato, que assim como a cerveja é responsável por maravilhosos encontros e amizades, ao som de Funiculi Funicula na voz do Luciano Pavarotti, vamos harmonizar essas duas paixões nacionais.

Cerveja e pizza? com certeza harmoniza!

Separei quatro opções de harmonizações com as mais tradicionais pizzas brasileiras com os estilos de cerveja mais conhecidos. Confira:

Pizza Marguerita:

Uma pizza tradicionalmente italiana, feita com molho de tomate, queijo muçarela, tomates cortados em rodelas e manjericão. Harmoniza muito bem com cervejas do tipo Lager, Bohemian Pilsner ou German Pilsner, por exemplo. Se preferir, é possível harmonizá-la também com Witbier ou uma Weizenbier, elas vão se equilibrar com a pizza e enriquecer a experiência.

Pizza de Calabresa:

cerveja e pizza

A pizza mais pedida entre os brasileiros (segundo a revista Super Interessante em 2013, ela corresponde a 30% dos pedidos). Uma pizza feita com molho de tomate, queijo muçarela e bastante calabresa, que é um tipo de linguiça condimentada e às vezes defumada. Vamos escolher cervejas com perfil de malte tostado que agregue com sabores e aromas de caramelo para harmonizar. American Red Ale, Irish Red Ale, Amber Ale ou cervejas Extra Special Bitter são excelentes pedidas.

Pizza com Bacon:

cerveja e pizza

Bacon é uma coisa maravilhosa. Nesta harmonização vamos utilizar uma cerveja com perfil de malte defumado, como Märzen Rauchbier, que vai contribuir muito bem, ou de repente cervejas mais lupuladas para contrastar amargor com dulçor da gordura. Uma boa escolha seria American Pale Ale, India Pale Ale ou até mesmo uma Altbier.

Pizza com blends de queijos:

cerveja e pizza

Aqui nós teremos as maiores quantidades de untuosidade dos pratos. Os queijos mais usados são Provolone, Gorgonzola, Parmesão e Muçarela (os quatro queijos da famosa pizza de 4 Queijos, embora tenha alguns que tentem enrolar com cheddar e/ou Catupiry). Vamos harmonizar com cervejas lupuladas. Aqui já podemos entrar com uma Imperial India Pale Ale, New England IPA, IPAs e APAs ao seu bel-prazer.

Buon appetito, não coloque ketchup na pizza (risos) e SALUTE!!!

Kit Mergulhando na Oktober

Compre 8 Cervejas e Leve 16

por R$

146,20

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!