4 harmonizações perfeitas para curtir o verão

09/02/2018 - Receitas e Harmonizações

2.223 visualizações

4 harmonizações perfeitas para curtir o verão

Ana Paula Komar
Jornalista, apaixonada por história, curiosa por culturas e apreciadora de boas cervejas!

O verão é uma estação que divide corações. Alguns amam e outros odeiam, mas se botar uma cerveja artesanal no meio, aposto que as opiniões favoráveis irão prevalecer. Afinal, quem não gosta de dar aquela refrescada na garganta em um calor de 40 graus?

No verão, as cervejas mais convidativas são as aquelas bem leves e refrescantes. Para acompanhar altas temperaturas, os tipos de cervejas ideais são as que possuem elementos como corpo leve, baixo teor alcoólico e alta carbonatação. Se conseguir juntar esses três elementos em um rótulo só, melhor ainda!

Como harmonizar cervejas leves?

O objetivo da harmonização de cervejas com comida é sempre valorizar a combinação de ambas as partes. Para que isso seja possível, o alimento não deve se sobressair em relação a cerveja e vice-versa, dessa forma, eles devem ter intensidades iguais.  A força da cerveja deve ser equiparável com a força do alimento, portanto, para combinar cervejas leves, busque alimentos igualmente leves

Dá uma olhada na nossa lista de melhores estilos de cerveja para o verão e harmonizações para deixar qualquer um salivando!

Witbier

A Witbier é uma estilo turvo, cítrico, com carbonatação alta e um toque condimentado que combina muito com praia. Ela é tradicionalmente feita com trigo, sementes de coentro e raspas de laranja. Algumas cervejarias usam cascas de limão siciliano, ao invés da laranja, o que dá uma turbinada no caráter cítrico. Para harmonizar esse estilo de cerveja sem errar, escolha uma salada caprese.  Ambos os elementos possuem acidez, leveza e um toque temperado.

Berliner Weisse

A nova queridinha dos brasileiros não podia ficar de fora na lista. A Berliner Weisse é uma cerveja ácida, bem carbonatada e refrescante. Ela já foi apelidada de “champagne do norte” pelas tropas de Napoleão Bonaparte, então pode acreditar que ela tem a leveza certa para um dia de verão. No Brasil, ela costuma ser bem representada com a adição de frutas, que vão dar um toque ainda mais delicioso para a cerveja. A harmonização da Berliner Weisse vai ficar maravilhosa quando acompanhada de elementos com acidez alta, como ceviche ou sorvete de limão.

Session IPA

Lúpulomaníacos: nada de abandonar a insubstituível IPA! No verão, ela pode ser representada por uma versão mais leve, a Session IPA. Para ser considerada “Session” , uma cerveja deve possuir menos do que 5% de teor alcoólico e ter elevada drinkability, ou seja, chamar para o próximo gole. Apesar do corpo mais baixo, a Session IPA mantém os sabores e aromas intensos de lúpulo. Para equilibrar a intensidade da cerveja, dê uma incrementada na intensidade do prato. Você pode escolher uma fritura, como um pastel de queijo minas, ou contrastar o amargor com o salgado do presunto de parma ou salaminho.

Pilsen

Essa lista não estaria completa sem a clássica Pilsen, que é o estilo perfeito para um dia de sol! Aposte em uma Bohemian Pilsner, uma cerveja bem equilibrada entre malte e lúpulo. A Pilsen é uma cerveja coringa para a harmonização de pratos de complexidade média porque mistura leve adocicado do malte, amargor médio do lúpulo, boa carbonatação e aromas florais assertivos. Aposte em frutos do mar, como camarão ou lula frita. A cerveja vai limpar a gordura do paladar sem se sobressair ao sabor delicado do petisco.

 

 

Deixe uma resposta