Aprenda como montar uma tábua de queijos

10/08/2018 - Prazeres Correlatos, Receitas e Harmonizações

1.535 visualizações

Aprenda como montar uma tábua de queijos

Lorenza Coelho
Jornalista , especialista em comunicação empresarial e amante de queijos. Por onde passa, gosta de conhecer e apreciar essa iguaria. É também editora-chefe do Portal do Queijo.

Reunir os amigos sempre é bom! E se esse encontro tiver uma tábua de queijos com cerveja, melhor ainda!

Para os cervejólogos, a experiência de tomar uma cerveja é sempre especial e é considerado um ritual que vai desde a escolha da cerveja ao tipo de iguarias para harmonizar com ela. Da mesma forma, para nós queijólatras, há um ritual que vai da escolha do melhor queijo e sua harmonização.

Versáteis, as tábuas de queijos são sempre um sucesso durante uma recepção.  Eu conversei com a Sommelière de Cervejas, Rafaela Oliveira, que me passou algumas dicas preciosas para não errar na hora de montar sua tábua de queijos, acompanhe.

>>>Aprenda como comprar e degustar um bom queijo<<<

Queijos ideais para uma tábua de queijos

Pra começar, selecione de três a cinco tipos de queijos para harmonizar com sua tábua de queijos. É importante observar a variedade de texturas e sabores. Em média, cada convidado consome cerca de 200 g de queijo.

Queijos Frescos: Minas Frescal, Ricota, Cream Cheese.

Queijos Macios: Brie, Camembert, muçarela, queijo de cabra

Queijos Semiduros: provolone, gruyere, gouda, cheddar, emmental

Queijos Firmes: Grana Padano, parmesão,

Queijos Azuis: Stilton, gorgonzola, roquefort etc.

 

Em qual recipiente servir?

Escolha uma tábua de madeira ou um prato bem bonito para dispor os queijos. Os queijos deverão ser colocados em um sentido que comece pelos mais frescos e suaves. Vá acrescentando os acompanhamentos ao redor dos queijos.

E pode ter acompanhamentos!

Para complementar a tábua, pode-se acrescentar castanhas, pães e azeite, embutidos e frutas. Escolhas ingredientes de diferentes texturas.

A nossa escolha

Na  tábua sugerida por ela tem delícias como queijos: Brie, Emmental, Gorgonzola e Grana Padano  e complementos: como  uva, pão Pesto e Ciabatta, castanha de caju, damasco, antepasto de berinjela, copa lombo e presunto Parma.

 

Gostou das dicas e quer saber mais sobre queijos? Confira aqui no no Porta do Queijo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!