Aprenda como montar uma tábua de queijos

10/08/2018 - Prazeres Correlatos, Receitas e Harmonizações

1.049 visualizações

Aprenda como montar uma tábua de queijos

Lorenza Coelho
Jornalista , especialista em comunicação empresarial e amante de queijos. Por onde passa, gosta de conhecer e apreciar essa iguaria. É também editora-chefe do Portal do Queijo.

Reunir os amigos sempre é bom! E se esse encontro tiver uma tábua de queijos com cerveja, melhor ainda!

Para os cervejólogos, a experiência de tomar uma cerveja é sempre especial e é considerado um ritual que vai desde a escolha da cerveja ao tipo de iguarias para harmonizar com ela. Da mesma forma, para nós queijólatras, há um ritual que vai da escolha do melhor queijo e sua harmonização.

Versáteis, as tábuas de queijos são sempre um sucesso durante uma recepção.  Eu conversei com a Sommelière de Cervejas, Rafaela Oliveira, que me passou algumas dicas preciosas para não errar na hora de montar sua tábua de queijos, acompanhe.

>>>Aprenda como comprar e degustar um bom queijo<<<

Queijos ideais para uma tábua de queijos

Pra começar, selecione de três a cinco tipos de queijos para harmonizar com sua tábua de queijos. É importante observar a variedade de texturas e sabores. Em média, cada convidado consome cerca de 200 g de queijo.

Queijos Frescos: Minas Frescal, Ricota, Cream Cheese.

Queijos Macios: Brie, Camembert, muçarela, queijo de cabra

Queijos Semiduros: provolone, gruyere, gouda, cheddar, emmental

Queijos Firmes: Grana Padano, parmesão,

Queijos Azuis: Stilton, gorgonzola, roquefort etc.

 

Em qual recipiente servir?

Escolha uma tábua de madeira ou um prato bem bonito para dispor os queijos. Os queijos deverão ser colocados em um sentido que comece pelos mais frescos e suaves. Vá acrescentando os acompanhamentos ao redor dos queijos.

E pode ter acompanhamentos!

Para complementar a tábua, pode-se acrescentar castanhas, pães e azeite, embutidos e frutas. Escolhas ingredientes de diferentes texturas.

A nossa escolha

Na  tábua sugerida por ela tem delícias como queijos: Brie, Emmental, Gorgonzola e Grana Padano  e complementos: como  uva, pão Pesto e Ciabatta, castanha de caju, damasco, antepasto de berinjela, copa lombo e presunto Parma.

 

Gostou das dicas e quer saber mais sobre queijos? Confira aqui no no Porta do Queijo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *