Cerveja e queijo, combinação perfeita!

02/04/2018 - Prazeres Correlatos, Receitas e Harmonizações

2.847 visualizações

Cerveja e queijo, combinação perfeita!

Lorenza Coelho
Jornalista , especialista em comunicação empresarial e amante de queijos. Por onde passa, gosta de conhecer e apreciar essa iguaria. É também editora-chefe do Portal do Queijo.

O queijo tem se tornado o queridinho dos chefs e apreciadores de boas receitas.  A iguaria pode integrar todas as refeições, seja dando um toque especial ao café da manhã, na forma de um requeijão ou cream cheese; em fatias dentro do pão a ser saboreado no lanche da tarde ou em pratos mais elaborados como risotos; massas etc.

Pelo mundo é possível encontrar uma variedade de opções de queijos e a diferença entre eles está na matéria prima utilizada (leite de vaca, cabra, ovelha, búfala), textura (macia, firme), sabor (leve, picante), cor (branca, amarela), odor (marcante, suave) e composição nutricional (mais ou menos calórico, em função da quantidade de gordura).

Minas Gerais é considerado o polo dos queijos artesanais. Não é à toa que muitos deles sempre são premiados dentro e fora docerveja e queijo país, como o que ocorreu no Concurso “Global de Queijos e Produtos Lácteos” (em francês, Mondial du Fromage et des Produits Laitiers), realizado em Tours/ Na França, em junho de 2017. O evento reuniu mais de 700 produtores de 20 países e 11 produtores mineiros foram premiados no Mundial.

Vale destacar que, em vários eventos de queijos espalhados pelo mundo afora, sempre tem um queijo mineiro.  Não dá para falar de queijos mineiros sem citar o nosso pão de queijo. Uma receita típica mineira que ganhou o mundo.

Combinação cerveja e queijo

E dá para combinar cerveja e queijo sim! Um bom degustador de cervejas gosta de ter sempre por perto taças ou copos estilizados, ambiente arejado, boa companhia e deliciosos petiscos. E o queijo passou a integrar esse momento de sabor. Antes, muitos pensavam que harmonizar queijos e cervejas era algo meio maluco, mas a cada ano aumenta os fãs desta combinação. A grande variedade de cervejas espalhadas pelo Brasil possibilita harmonizações diversas com queijos. Quer saber mais? Darei dicas em breve para você. Acompanhe.

>>> Cerveja e queijo sim senhor! Aprenda a mandar bem nessa harmonização

Quer saber tudo sobre queijos? Acesse o Portal do Queijo e fique por dentro de tudo sobre o universo queijeiro!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!