Cerveja na panela: cozinhando com cerveja

04/09/2018 - Prazeres Correlatos, Receitas e Harmonizações

1.354 visualizações

Cerveja na panela: cozinhando com cerveja

Lucas Megale
Sommelier de cerveja e responsável pela produção da Cervejaria Borogodó.

Nós já sabemos o quanto uma boa harmonização pode contribuir para melhorar o sabor dos alimentos. Mas que tal aproximar a cerveja ainda mais da comida e colocar o líquido literalmente dentro da panela? Leia mais sobre cerveja na panela.

No mundo culinário

A cerveja na panela é muito versátil, podendo ser um mero complemento ou assumir o protagonismo. Mas o ingrediente que dá grande liberdade ao cozinheiro também exige cuidado para que não venha a arruinar o seu jantar.

Há uma zona de conforto com receitas já consagradas ao longo dos anos, como os tempurás preparados com cerveja gelada ou os mariscos que na Bélgica já são tradicionalmente preparados na cerveja.

Quando pensamos em ousar, no entanto, precisamos nos atentar para as características da cerveja e como seus sabores complementarão o prato. Num universo com mais de uma centena de estilos, há sempre um que se encaixa mais.

 

Vamos colocar cerveja na receita? – Alcatra com cerveja stout

As particularidades da cerveja

Algo que sempre temos que ter em mente ao usar a cerveja na cozinha é que ela possui amargor, e esse amargor tende a se concentrar com o cozimento. Assim, nada de usar a cerveja na panela em molhos reduzidos ou usá-la em grandes quantidades. Um filé em pedaços com batatas, cebola, alho, cenoura e cogumelos com uma lata de cerveja escura e adocicada cozida por horas em fogo baixo renderão uma deliciosa carne de panela, mas se começar a secar, coloque água, pois bastará uma latinha a mais de cerveja que seu prato estará arruinado.

Além disso, nada de usar a cerveja em pratos classicamente feitos com vinho, já que os dois ingredientes possuem sabores e usos muito diferentes. Deixe para lá o brasato ao barolo e o molho madeira. Ao invés disso, coloque na panela uma cerveja leve, cream-cheese, queijo cheddar (ou gorgonzola) e tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino para um cremoso molho de queijo para seu assado.

Experimente ainda em seu churrasco um molho de pimenta com uma pitada de uma IPA potente ou um barbecue preparado com um pouco de uma Bitter. Sobremesas? Tente usar uma Stout na massa de um bolo de chocolate que você se surpreenderá!

Mas se você ainda não se convenceu do poder da cerveja na panela, faça o seguinte: pegue ½ copo de Brown Ale, misture com ¾ de copo de açúcar mascavo e pincele essa mistura dos dois lados de finas fatias de bacon. Leve ao forno médio e vá pincelando a mistura a cada 10 minutos até o bacon ficar crocante. Polvilhe um pouco mais de açúcar mascavo por cima e espera esfriar. Esse candy bacon vai redefinir seus conceitos de cerveja, bacon e felicidade!!

>> Veja nossas opções de Brown Ale pra curtir essa receita <<<

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com você e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais e seus métodos de produção, curiosidades e notícias do mundo cervejeiro.
Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer.
Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados tipos de assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui voc ê encontra conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing, estilos de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado.
Cheers!