Cervejas com doces? Descubra harmonizações para suas sobremesas preferidas

24/02/2017 - Receitas e Harmonizações

7.117 visualizações

Cervejas com doces? Descubra harmonizações para suas sobremesas preferidas

Fernanda Severo
Sommelière de Cervejas, Técnica Cervejeira e Editora do Blog Pitada de Cevada

Conhecer melhor o mundo das cervejas artesanais é abrir a porta para uma gama de aromas e sabores surpreendentes! Já sabemos que a cerveja combina com diversos pratos salgados, mas e cervejas com doces? Aqui você vai descobrir as melhores harmonizações para suas sobremesas preferidas! 

A cervejas e as sobremesas possuem diversos componentes em comum que contribuem para que essa combinação seja uma explosão de sabores. A torra do malte, por exemplo, gera sabores que se assemelham com caramelo, toffe, chocolate e café. O teor alcoólico e amargor também ajudam a contrastar o dulçor intenso e limpam o palato entre uma garfada e outra. Também é importante levar em consideração a intensidade do prato e escolher uma cerveja igualmente potente para que nenhum elemento se sobreponha a outro na hora da harmonização de cervejas com doces.

Harmonização de cervejas com doces

As possibilidades são abundantes e é possível brincar com esses elementos de diferentes formas para criar uma boa combinação. Para te ajudar a finalizar a refeição com chave de ouro, separamos algumas sugestões de harmonização de cervejas com doces.

Brownie e Imperial Stout – Pode anotar: Imperial Stout e chocolate fazem uma parceria perfeita. A torra intensa do malte traz características de chocolate amargo e café para a cerveja. O amargor e o teor alcoólico atravessam a doçura do brownie e transformam a mistura em um só alimento. Pode adicionar o sorvete de creme que a harmonização só vai melhorar!

Sugestões: Bierland Imperial Stout Founders KBS

Pudim de Leite e Barley Wine – A Barley Wine é uma excelente escolha para acompanhar o nosso queridinho pudim de leite. A complexidade de aromas e sabores da cerveja vão complementar a sobremesa e levá-la para um novo patamar. Devido à alta potência alcoólica, as Barley Wines ajudam a equilibrar a doçura do pudim, já as características de toffee do malte acompanham a intensidade da calda de caramelo.

Sugestões: Fuller”s Golden Pride; Bierland Prosa American Barley Wine

Cheesecake e Fruit Lambic – Esse é um exemplo de combinação mágica! As Fruit Lambics são ácidas e se assemelham com o azedinho das frutas e do creme de queijo. Além disso, a acidez também consegue balancear a doçura, cortar a untuosidade da cheesecake e criar um sabor único na boca. Escolha uma cerveja que seja feita com a mesma fruta da calda da sobremesa e a harmonização vai ficar incrível!

Sugestões: Boon Kriek; Lindemans Framboise

Sorvete de Creme e Imperial Porter – As cervejas maturadas em barris de madeira tendem a desenvolver notas de baunilha que se assemelham com o sabor do sorvete de creme. A doçura da sobremesa é contrastada com o potencial alcoólico e amargor da torra do malte. Desta forma, cria-se um equilíbrio perfeito para o paladar. Uma dica: despeje a cerveja na taça do sorvete, como se fosse uma calda, e você irá para o céu!

Sugestões: Monjolo Imperial Porter; Modern Dogma Imperial Mocha Porter

Pavê de Chocolate e Dubbel – O pavê é uma sobremesa clássica nas casas brasileiras e é sempre delicioso. Para harmonizar com cerveja, o estilo belga Dubbel cai como uma luva quando combinado com sobremesas que levam chocolate ao leite. A doçura da cerveja combina com a doçura do pavê e o alto teor alcoólico ajuda a limpar o palato para as próximas colheradas.

Sugestões: Chimay RougeLa Trappe Dubbel 330ml

Torta de Limão e Sour Beer – Para finalizar nossas sugestões quebrando paradigmas, podemos afirmar com certeza absoluta que a nossa amada torta de limão também vai bem com cerveja! Ao contrário do que se pensa, juntar dois elementos ácidos não aumenta a sensação de acidez, e sim, cria um sabor balanceado. Além disso, a doçura do merengue vai ser equilibrada com a acidez da cerveja e a boa carbonatação é responsável por limpar a boca para a próxima garfada.

Sugestões: Tirana Sour; Dry Hopped Berline Weisse

Uma última dica essencial para a sua harmonização é servir a cerveja na temperatura ideal para o estilo. A temperatura afeta a percepção dos sabores e aromas, por isso, cerveja congelando nunca é uma boa ideia durante harmonizações com doces. Bom apetite!

Confira aqui muitas outras dicas de harmonizações com cerveja!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!