Harmonização com cerveja IPA

23/01/2020 - Receitas e Harmonizações

689 visualizações

Harmonização com cerveja IPA

Carlos Henrique Kruschewsky
Psicólogo, psicanalista, presidente do Dragornia Moto Club, Beer Sommelier, Homebrewer e Sócio da Dragornia Cervejaria.

Neste post vamos tratar de um assunto muito sério. Harmonização com cerveja IPA. Essa pequena sigla não representa apenas um estilo, vindo originalmente da Inglaterra, ela retrata um símbolo, representa todo um movimento que fez com que as cervejas especiais/artesanais tomassem o mundo, principalmente porque era uma resposta às cervejas pálidas, translúcidas e sem expressão que tomaram conta do mercado cervejeiro no pós-guerra. Segundo pesquisa realizada pelo Clube do Malte (o segundo maior comércio de cervejas online do país) e divulgada pela Gazeta do Povo em 11/04/2018, esse é o estilo favorito dos consumidores de cervejas especiais, abocanhando 71,2% do mercado. Não é por acaso que o Clube desenvolveu o rótulo Underground IPA, uma cerveja incrível, exclusiva do Clube do Malte e excelente representante do estilo.

Quando falamos em cerveja IPA, o que esperamos encontrar? Se você respondeu qualquer coisa diferente de “lúpulo”, está precisando beber melhor… Lúpulo é uma florzinha maravilhosa: quando pensamos nele a primeira coisa que nos vem à cabeça sobre é amargor e aroma, mas essas só são duas das três funções do lúpulo, usado inicialmente no século XI pela freira Hildegard Von Bingen por conta da função de conservação da cerveja. Daí por diante as IPAs, conhecidas por quantidades maiores de lúpulo, crescem envoltas em místicas e mistérios. Reza a lenda que no período em que a Inglaterra colonizou parte da Índia no século XVII, pela necessidade de conservar a cerveja durante longas viagens de navio do Reino Unido até a Índias Orientais (daí a origem do nome India Pale Ale), era adicionada uma carga muito maior de lúpulo na receita. Em contrapartida, alguns historiadores afirmam que essa história não passa de lenda, pois existem registros históricos anteriores à colonização que mostram que este estilo de cerveja era uma versão mais intensa da clássica Pale Ale consumida na Inglaterra.

Seja como for, as IPAs estão presentes no mundo inteiro e variações deste estilo costumam surgir em todos os lugares, sobretudo por conta do terroir do lúpulo (zonas onde são cultivados lúpulos adequados para produção de cerveja), que trazem perfis completamente diferentes à esta bebida. Diante de tudo isso, vamos homenagear a “rainha” das cervejas especiais ao som de Killer Queen, da maior banda de todos os tempos, o Queen.

4 harmonizações com cervejas IPAs

IPA

Encontramos aqui a versão original deste estilo. Bem maltada, com aromas e sabores que remetem a caramelo e biscoitos, amargor acentuado, corpo médio-baixo, carbonatação média adequada ao estilo e aromas lupulados bem terrosos e levemente resinoso. Aqui gosto de harmonizar com comida baiana, vatapá, caruru, acarajé ou com queijo gorgonzola, macarrão ao molho pesto, por exemplo.

Sugestão de rótulo: Brewdog Punk IPA

American IPA

Harmonização com cerveja IPA

Aqui encontramos uma versão da IPA clássica e com o exagero clássico dos americanos e aromas lupulados que remetem a frutas cítricas como maracujá e grapefruit e/ou tropicais com aromas que remetem a manga, melão e abacaxi. Com amargor mais intensificando, esta IPA harmoniza bem com hambúrguer artesanal, pizzas variadas e macarronada.

Sugestão de rótulo: Underground

Belgian IPA

Harmonização com cerveja IPA

Na Bélgica encontramos excelentes e caras cervejas. Conhecida por sua grande variedade de leveduras, esta versão de IPA leva a assinatura belga carregando aromas temperados e condimentados característico das leveduras da Bélgica. Pode ter qualquer perfil de lúpulo: o inglês (terroso e leve resinoso), alemão (herbal, floral e leve aroma de grama recém-cortada) ou americano (frutado, cítrico e tropical). Entretanto, em boa parte escolhe-se lúpulos americanos por conta da tradição belga da inserção de frutas nas receitas. Harmoniza muito bem com comida mexicana como burritos, nachos e tacos.

Sugestão de rótulo: Ogre Beer Django Cigano

New England IPA

Harmonização com cerveja IPA

Costuma ser bastante frutada, uma explosão de aromas de frutas cítricas e tropicais, turva e corpo médio-alto com sensação de boca aveludada, muitas vezes pela inserção de aveia e trigo. É possível encontrar alguns rótulos levemente acidificados, mas a maioria delas, servida num copo de vidro, tem um aspecto maravilhoso de suco de frutas. Aqui a gente pode brincar com diversas harmonizações, afinal de contas o estilo permite uma variação imensa de sabores e aromas. Harmoniza muito bem com todos os pratos anteriores, com salmão ao molho de maracujá, massas variadas e aquele churrasco maravilhoso.

Sugestão de rótulo: Roleta Russa New England IPA

Desejo a você que todo o amargor que tenha na vida venha somente do lúpulo, assim terá uma vida super divertida.

Saúde!!!

 

Kit de Cerveja Underground IPA

Compre e Ganhe Caldereta

de R$ 74,60
por R$

59,70

Comprar

* Ao clicar em comprar você será redirecionado para a página do produto em nossa loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!