Risoto de cerveja IPA

23/02/2020 - Receitas e Harmonizações

203 visualizações

Risoto de cerveja IPA

Junior Neves
Chef de cozinha, consultor de bares e restaurantes e personal chef de eventos e harmonizações.

Para o fim de semana preparei uma receita de Risoto de cerveja IPA. Pratico e super fácil de fazer.

  • 2 xícaras de arroz arbóreo; 
  • 350 ml da cerveja IPA Polimango;
  • 2 colheres de azeite de oliva;
  • 2 colheres de manteiga;
  • 1 xícara de parmesão ralado;
  • 2 cebolas;
  • 1 cenoura;
  • 1 salsão;
  • 1 tomate; 
  • 1 alho poró; e
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo

Para o caldo de legumes, corte grosseiramente todos os legumes e deixe-os ferver por 15 minutos.  Em outra panela refogue, no azeite de oliva, uma cebola picada e misture o arroz. Em seguida, acrescente a cerveja IPA e mantenha em fogo baixo até secar. Logo depois, coloque uma concha do caldo de legumes no arroz misturando sempre para não grudar no fundo da panela. Quando já estiver quase secando novamente, repita a operação. Mexa sempre até que o grão fique al dente. Desligue o fogo e finalize com a manteiga e o parmesão. Acerte o sal, acrescente uma pitada de pimenta e está pronto!

>> Pulled Pork na cerveja [Receita] <<

Os sabores cítrico dos lúpulos e da farinha de polenta, que é adicionada na composição da Polimango, elevam o sabor do grão, tornando o risoto muito mais aromático, leve e com sabores distintos.

Essa é a base do risoto e a ela pode ser adicionado legumes, frutas, carnes e peixes, criando assim uma infinidade de sabores.

Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 3 porções 

Dica:

Minha sugestão é adicionar couve de Bruxelas e aspargos frescos e servir o risoto acompanhado de um corte de bife de chorizo ou bife ancho. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!