Vamos harmonizar? Cerveja Floris Apple com doce e salgado

27/08/2019 - Receitas e Harmonizações

338 visualizações

Vamos harmonizar? Cerveja Floris Apple com doce e salgado

Fernanda Barzenski

As cervejas Floris são da mesma cervejaria que produz a Delirium, a belga Brouwerij Huyghe. Se trata de Fruit Beers com base em outros estilos. E aqui, nós vamos falar da Floris Apple, que é uma cerveja com base em uma Witbier com adição de suco de maçã verde, aliás, 25% da cerveja é de suco.

Cerveja clara, super leve e teor alcoólico baixo, apenas 3,6% ABV. Lembra suco de maça verde tanto no aroma quanto no sabor. Não dá pra sentir o álcool, dando a impressão de que estamos tomando um suco de maçã com gás. É uma boa indicação pra quem não curte cerveja artesanal mas tem vontade de conhecer melhor. Pois o amargor é quase inexistente, bem como o sabor do malte. Cerveja boa pra tomar bem geladinha.

Mas nós viemos falar de harmonização! O que cai bem com uma cerveja que possui 25% de suco de maçã? Bom, a resposta é: várias comidas. E vou começar agora.

A Floris Apple cairia muito bem harmonizando com pratos agridoces, recentemente fui a um casamento e no cardápio tinha medalhão de mignon com molho reduzido no vinho e pedaços de uva verde, fui aos céus quando comi. E só consigo imaginar que se essa Fruit Beer estivesse ao meu alcance, fecharia o prato com chave de ouro.

Mas se você não é fã de pratos agridoces, uma torta de maçã vai muito bem pra harmonizar por semelhança – não vai ficar muito exagerado o sabor da fruta? – não! A cerveja é refrescante, então não vai pesar se a torta ficar mais doce. Pode testar!

Não precisamos envolver maçã em tudo, ok? Você pode optar por um delicioso bolo de chocolate que vai criar um balanço gostoso com a levíssima citricidade da base de Witbier, ajudando a quebrar o doce do bolo. Se sua praia não é bolo, nada impede de tomar a cerveja comendo um chocolate com um teor de amargor mais alto, vai te surpreender!

Fiz ao contrário e deixei por último uma sugestão de harmonização com salgado, e o prato escolhido foi uma salada caprese! O manjericão com o tomate e o queijo mozarela de búfala vão cair muito bem com uma cerveja frutada. Ótimo para abrir o paladar para o restante dos pratos.

Depois me contem se já tomaram essa cerveja ou se já harmonizaram alguma Fruit Beer, é uma vasta lida de opções de cervejas e de comidas que dá pra agradar até mesmo os paladares mais exigentes ou chatos.

Cheers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!