O que você entende por estilos de cerveja? – São um conceito ou uma fórmula para premiar em concursos

27/03/2020 - Vídeos

Referente à categorização dos estilos de cerveja para a produção da bebida e também quando se trata de premiações, será que lá no início, quando os estilos foram criados, o plano era de orientação para as produções e criações de cerveja ou foi apenas uma forma de gerar buzz para a produção da bebida e, consequentemente, criar premiações e eventos voltados para isso? 

É importante e necessário as cervejarias seguirem em suas receitas o que determinam os guias de estilo? Ou a criatividade da receita é o que importa?

As respostas não são tão fáceis e tão simples mas nós pesquisamos algumas referências bibliográficas e consultamos especialistas do mercado, para falarmos um pouco mais sobre esse tema e também trazer a opinião deles. 

Mais opiniões sobre estilos de cerveja

Além do que o André Junqueira, cervejeiro e fundador da Morada Cia Etílica, no contou no vídeo, confira aqui a opinião de mais dois especialistas no assunto: 

Luís Celso Jr., jornalista e beer sommelier / Foto: Karine Kuromiya * Daniel Wolff, fundador e diretor da rede de lojas de cervejas artesanais Mestre-Cervejeiro, sommelier de cervejas e juiz internacional de cervejas / Foto: divulgação

“Acho a categorização importante para informar o público. O nosso mercado é muito novo. Apesar de já estarmos há 16 anos trabalhando com cervejas, o público ainda precisa ser ensinado e os estilos ajudam a entender as diferenças e identificar as preferências. Com isso, fica mais fácil dele ‘se achar’ meio a tantas opções”, opina Daniel Wolff, fundador e diretor da rede de lojas de cervejas artesanais Mestre-Cervejeiro, sommelier de cervejas e juiz internacional de cervejas. 

“Estilo de cerveja também serve para balizar as competições, estabelecendo parâmetros de aromas, sabores, entre outros, que aquele estilo deve seguir para ser premiado. Mas não serve só para isso. A definição mais ampla de estilo de cerveja seria algo como uma convenção, assim como as línguas são compostas por palavras que servem para nos comunicarmos, e uma vez que estamos em uma convenção nos entendemos. Então, o estilo serve também para ser essa referência para fins de comunicação do mercado cervejeiro. Estabelecer esses conceitos e convenções é essencial para a comunicação dentro do mercado cervejeiro. Quem acha que os estilos servem só para concurso, talvez esquece de todo esse histórico comunicativo que eles desempenham até hoje”, comenta Luís Celso Jr., jornalista e beer sommelier. 

E você, o que acha?

Conta aqui pra gente! Queremos saber a sua opinião.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!