Saison ou Farmhouse Ale – o mais democrático dos estilos – Saiba o porquê

31/03/2020 - Vídeos

Conhecido como Saison ou Farmhouse Ale, esse tipo de cerveja pode ser considerado o mais democrático de todos. No guia de estilos BJCP (Beer Judge Certification Program), uma das classificações mais aceitas mundialmente,  é determinado que o rótulo referência desse estilo é a Saison Dupon, caracterizada como uma cerveja complexa tanto no aroma quanto no sabor, devido à enorme variedade de temperos que lhes são adicionados. São bastante carbonatadas e refrescantes, com um equilíbrio entre o amargor do lúpulo, a doçura do malte e a acidez final.

>> O que você entende por estilos de cerveja? – São um conceito ou uma fórmula para premiar em concursos <<

Mas as cervejas do tipo Farmhouse vão além do que um simples perfil de sabor ou o uso de um ingrediente específico. Elas fazem referência a bebidas produzidas em fazendas para o consumo próprio dos moradores do local e também das pessoas que trabalhavam por lá em épocas de plantio ou colheita.

Nesse vídeo o cervejeiro e fundador da Morada Cia Etílica André Junqueira, explica  tudo sobre esse histórico estilo e todas suas peculiaridades. Afinal, ele seria um estilo ou está mais para um conceito?

“As cervejas Saison eram produzidas com ingredientes abundantes da região em determinados períodos do ano. Com isso é muito difícil de estabelecer um perfil de sabor e aroma específico para ela, pois isso dependia largamente da região onde foi produzida, do que cultivava e havia disponível naquela fazenda. Esse também não é um estilo de uma localidade pequena, ou um único lugar, eram produzidas no norte da França, na Bélgica e ainda na Holanda. Ou seja, uma área relativamente grande onde essas cervejas não eram produzidas do mesmo jeito, mas com a mesma ideia de aproveitamento das sobras de produção da fazenda, e para que fossem consumidas durante o ano todo. Logo, o padrão de aroma e sabor dessa bebida está muito vinculado com a região onde era feita. Além disso, é um estilo que veio bem antes da era industrial e não está amarrado a padrões de produção. Para mim, Saison é muito mais do que um estilo, ele é um conceito”, explica André Junqueira.

  • Bom dia,

    Excelente Matéria, havia lido na revista física. É um dos meus Estilos preferidos da Minha Escola Cervejeira Preferida. Acho que outro Estilo que também tem muita variação de Cervejaria em Cervejaria é o Tripel., não que seja um defeito, mas isso faz com que cada uma tenha sua peculiaridade, como a Tripel Karmeliet, minha Preferida.

    Abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O seu Blog da Cerveja Artesanal

O blog cervejeiro Cerveja de Todos os Jeitos foi criado por nós aqui do Clube do Malte com o objetivo de afunilar nosso vínculo com nossos leitores e trazer o melhor conteúdo sobre cervejas artesanais, estilos de cerveja, curiosidades, diferenças com a cerveja comum e notícias do mundo cervejeiro. Nosso objetivo é construir a maior e mais engajada comunidade de apaixonados por cerveja do Brasil, e acreditamos que o conhecimento é o primeiro passo para isso acontecer. Aqui é um espaço dedicado para falarmos sobre esta bebida milenar e nos aprofundarmos neste universo tão complexo, porém maravilhoso, que é o das cervejas especiais.
Com um leque tão grande de possibilidades entre os diferentes tipos de cerveja. Contudo, neste blog de cerveja você encontrará os mais variados assuntos e temas relacionados ao cenário cervejeiro do Brasil e do mundo. Aqui você encontrará conteúdos sobre harmonização com cerveja, roteiros cervejeiros, tudo sobre as mais famosas marcas de cerveja, entrevistas com cervejeiros e especialistas, homebrewing com dicas para cervejeiros caseiros, processo de produção de cerveja, entre vários outros no qual trabalhamos com toda dedicação e carinho para te deixar sempre bem informado e antenado. E tem mais, o que acha de ser nosso repórter cervejeiro e aparecer em nossa revista e aqui no Blog?
É simples, envie um e-mail para revista@clubedomalte.com.br com suas dúvidas sobre cervejas, ou dicas de conteúdos que gostaria de ver na revista e no blog. Ou ainda faça indicações de destinos cervejeiros que gostaria de compartilhar com os demais leitores, basta fazer um post em seu Facebook ou Instagram com a #meudestinocervejeiro contando sobre o seu destino preferido, ou se preferir, envie um e-mail para nós, que você poderá ser o repórter cervejeiro do mês. Cheers!